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Pipeline de vendas: o que é?

Em minha experiência de anos de atuação no mercado corporativo, percebi que as pessoas podem se organizar melhor observando modelos. Uma das formas inteligentes de criar um modelo único é saber fazer enxergar seu pipeline de vendas. Esta ferramenta poderosa de acompanhamento permite entender a jornada que um vendedor deve fazer para transformar contatos em clientes.Por isso, entenda: o pipeline de vendas é o mapeamento das oportunidades de venda que acontecem continuamente em seu negócio, o motivo pelos quais há demora no processo de fechamento e o que está sendo feito para que o negócio em potencial se concretize.É o pipeline das vendas que ajudará a tomar decisões práticas como: “fazer primeiro contato”, “enviar e-mail com proposta”, “enviar nova proposta para fechamento” e etc. O passo a passo será visto de uma maneira estratégica em todas as etapas, já que elas estão descritas de uma maneira qualificada.Além do mais, a ferramenta tem vários tipos de possibilidade de estrutura, mas o importante é você definir um caminho com variáveis que façam sentido para sua operação, dentro do seu negócio.Você poderá mapear, além dos dados e números disponíveis que influenciam as tomadas de decisão, variáveis como por exemplo: o valor total de cada uma das oportunidades de venda mapeadas, o tempo médio que leva para se concretizar seu ciclo de vendas, as etapas de contato e envio de propostas de sua força de vendas, a padronização dos procedimentos e etc.Fonte: Blog do Agendor – Pipeline de Vendas
Invista em capacitação e uma equipe coesaAposte na constante capacitação dos seus colaboradores. Isso proporciona uma maior confiança e credibilidade para abordar o cliente, gera argumentos variados para vencer as objeções e um repertório de técnicas para aumentar os resultados.Prefira cursos e treinamentos que estimulam a parte pragmática, enfatizam os exemplos práticos e interativos. Além de serem mais facilmente assimilados, os ensinamentos viram estratégias que podem ser aplicadas imediatamente pelas pessoas.O treinamento realça o conhecimento; e ninguém ama aquilo que não conhece.#DicaErikPenna sobre Equipe de Vendas: As pessoas precisam entender que tudo que gera motivação vem de estímulos internos. John Dryden, dramaturgo inglês que viveu até 1700, já disse: “Aquele que procura pérolas deve mergulhar fundo.”A maioria dos profissionais potencializa sua performance quando são desafiados e colocados à prova. Portanto, identifique estes em seu grupo e lhes propicie fatos novos, que fujam da rotina, que exige um ‘algo mais’.#DicaErikPenna sobre Elogios à equipe e seus membros: repare que, quando você faz um elogio merecido e verdadeiro a uma pessoa, além de agradá-la, você faz com que ela se preocupe em fazer jus às suas palavras e, assim, manter a reputação sobre o que foi dito.Elogie as pessoas sinceramente. Esse reconhecimento deve ser cultivado de forma que ele sirva para mostrar que bons resultados vem de uma equipe que motive e inspire a confiança de cada um, individualmente.

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