<span class='p-name'>Entenda porque a persuasão pode ser tão eficaz</span>

Entenda porque a persuasão pode ser tão eficaz

Quanto mais conhecimento sobre as estratégias de venda, melhor será sua atuação e desempenho como vendedor. E isso vai se potencializando se você treina.

Vender não é fácil. Ok. E não basta apenas ter boa vontade, então você precisa ter a disciplina de fazer planejamento das suas ações e buscar o estudo para desenvolver técnicas e afinar suas habilidades .

Quantas vezes você esteve perto de fechar um negócio e, depois de todo trabalho, viu-se desmotivado por não conseguir finalizar uma venda? Algo aconteceu durante o processo que pode ter ocasionado a desistência.

E quando você sabe identificar esses gaps (lacunas), pode entender os motivos pessoais para que um cliente não compre ou, pode ser também, que consiga mostrar para ele um argumento que ele podia não ter pensado, fazendo ele comprar.

Ainda que ele pense que não tenha sido suficientemente convencido de que é um bom negócio.

A insegurança está presente, muitas vezes, na hora da finalização. Ou pouco antes dela, quando o vendedor não soube expor vantagens competitivas que respondem à dor do cliente ou quando o cliente entende que precisa do serviço/produto, mas decide não fechar a compra naquele momento.

Sem mais urgência, é com esse tipo variável sutil que o vendedor precisa lidar. E para isso você precisa encontrar a maneira certa de interagir com o cliente.

Há infinitas razões pelas quais o conhecimento o coloca à frente na venda: seja pela maturidade em entender a dinâmica decisória ou pela postura consultiva. A dica é estar constantemente treinando. Vendo e revendo estratégias para conhecer atalhos, que possam contornar as objeções apresentadas.

A persuasão pode ser um recurso da retórica (oratória), mas precisa estar impregnada na cultura interna. Quem vende deve acreditar não só no produto, mas na postura de quem está à disposição para resolver determinado problema, em determinada circunstância.  

Persuadir não é manipular. É muito importante não distorcer  o conceito, porque essa é uma ferramenta de grande valor nos planos de ação de vendas. E se é verdade que pode ser uma técnica, a persuasão pode ser repassada e aprendida.

Sentir-se manipulado, em senso comum, está ligado à sentir-se enganado, ludibriado, levado na conversa.

O primeiro princípio para que você seja um profissional respeitado é ter a ética como condutora das suas ações. Portanto, persuadir é fazer com que outra pessoa realize um desejo que também é seu, sem que você prejudique, monetária ou moralmente, qualquer um.

Para entender mais…

Se você tem interesse em conhecer como a persuasão pode ser uma ferramenta importante na hora de interagir com o cliente, reserve um tempo do seu dia para mergulhar em três leituras fundamentais. Uma estratégia de persuasão que irá contribuir para a formação da opinião positiva do cliente em relação a empresa  ou a própria imagem do vendedor.

Dicas de leitura?

Atendimento Mágico – O livro reúne dezesseis dos melhores textos escritos por Erik Penna, com reflexões direcionadas para o atendimento de excelência. E traz diversas práticas para desenvolver a cultura do encantamento ao cliente.

Dividido em três partes: a primeira centrada em como atender melhor, a segunda focada na motivação de pessoas e a terceira direcionada em como vender mais.

“Fazer o fácil, muita gente faz. Fazer o que é preciso, o algo mais, isso pouca gente faz. Somente os profissionais extraordinários, capacitados e apaixonados pela profissão oferecem um verdadeiro atendimento mágico e, assim, encantam e fidelizam”, Erik Penna.

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