<span class='p-name'>O que é e como funciona um script de telemarketing</span>

O que é e como funciona um script de telemarketing

A palavra script (em inglês) é a forma reduzida de manuscript, mas para os atendimentos remotos, ele é o roteiro que guia as vendas ou procedimentos a serem seguidos quando a pessoa está em contato com o cliente.

Ela foi totalmente incorporada aos atendimentos remotos, porque o script é o documento com o conjunto de instruções que guia uma pessoa ou equipe para executar uma função. Ele é um dos elementos de organização para se realizar um atendimento de qualidade em Telemarketing.  Sua função é criar um direcionamento para o vendedor e ajudá -lo na abordagem ao cliente e no desenvolvimento das ações que irão seguir ao longo do percurso .

Flexibilidade

Não existe um script pronto que seja um modelo específico para esse trabalho ou que seja o ideal para se implantar  e executar. A ideia é mesmo que ele seja flexível para que possa se adequar ou mudar à medida que a experiência do dia a dia  demonstre o que deve ou não ser reprogramado durante o processo.

É interessante que o atendente tenha liberdade e possa elaborar um modo próprio de agir ,assim evita-se um atendimento robotizado que pouco contribui para aproximar o cliente ou despertar seu  interesse .

Há muitas dicas para se fazer do telemarketing uma forma bem sucedida de vendas e para isso, é preciso criar uma estrutura organizacional eficiente  que possa dar o suporte necessário para otimizar processos e executar as ações de venda.

Quer saber mais ? Siga o link e acompanhe as dicas para impulsionar as venda em telemarketing

Quais as vantagens de se desenvolver um script em telemarketing?

Por meio de um script o gestor é capaz de analisar com mais precisão  o desenvolvimento de sua equipe além de, facilitar o treinamento e capacitação de um novo membro .

Já para os vendedores,  ter um script como condução, contribui para agilizar um atendimento,conseguir melhor desenvoltura e evitar falhas nas etapas do processo. Então, um guia em mãos que já foi validado por uma equipe e que vem dando resultados,  é um caminho mais ágil e assertivo para o vendedor .

A outra vantagem é que eles podem ser adaptados conforme os problemas são apresentados. Quando uma equipe está comprometida com o processo de venda, ela mesma pode apontar qual passo está dificultando suas ações ou mesmo sugerir outras abordagens que deram certo  em sua experiência. Por isso a importância de uma gerência de qualidade que acerte os passos e caminhe junto com sua equipe.

Treine sua  equipe

Vender sem planejamento e deixar que o vendedor aja sozinho sem direcionamento,  é o maior erro que pode ser cometido. Planejar significa também levar conhecimento, implantar regras e  estabelecer padrões.

Essa atitude contribui  para que o vendedor se sinta mais seguro de suas ações e possa ter melhor desenvoltura  na abordagem com o cliente.

Acompanhe a seguir as dicas para se desenvolver um bom script.

Observação atenta – Como os scripts não são ferramentas engessadas, mantenha uma observação atenta sobre as performances de seus vendedores desde a forma como se apresentam,  até a maneira que lidam com as objeções. Anote essas observações para ajustar o script atual.

Pesquisar o cliente –  Essa é uma premissa fundamental na área de vendas, seja por meio de telemarketing ou não. Se você vai atender a uma empresa é importante saber o ramos de atuação,  há quanto tempo ela está no mercado e como atua, quais são os seus clientes, etc. Hoje temos por exemplo, a facilidade das redes sociais para conhecer um perfil previamente. Isso contribui  muito para uma abordagem mais efetiva.

Identifique as necessidades. Identifique as necessidades e apresente  as vantagens que sua empresa pode oferecer que ajudem a reduzir custos ou  mesmo solucionar algum problema em questão. Seu produto pode ganhar preferência do cliente  se, na apresentação, você tiver esses elementos vantajosos ou que possam comprovar sua eficiência. Se o cliente apontar  necessidades ou você souber identificá-las, isso significa um sinal de abertura com alta probabilidade de se fechar um negócio.

Tenha uma comunicação objetiva e clara. Você deve estar preparado para responder os questionamentos do cliente  e por isso é necessário que tire todas as dúvidas que ele possa apresentar. Essa é uma maneira de aproximar e criar maior segurança   nesse primeiro contato onde esse fator ainda precisa ser fortalecido. Demonstrar insegurança na hora de responder dúvidas, gera falta de credibilidade e o  processo perde força. Dessa maneira, as chances de efetivar a venda ou prospectar clientes diminui consideravelmente.

Afine o cold calling. Se você vai ligar para um cliente do qual você tem poucas  informações e irá entrar em contato pela primeira vez, é importante ficar ainda mais atento às estratégias de abordagem.  Mantenha calma e paciência para acertar a comunicação e se prepare para ajustar 3 elementos importantes para sua postura :

  1. Tom de voz –  o tom deve ser agradável e transmitir empatia e confiança.
  2. Ritmo – Cuidado para não acelerar a fala e derramar um monte de informações de uma vez só.  O ideal é permitir que o diálogo aconteça de maneira fluida onde há espaço para uma conversa e não para um monólogo robotizado.
  3. Conteúdo – Quando chegar o momento de apresentar seu produto, incorpore também as soluções que você pode apresentar diante da necessidade do cliente. Não é para forçar a venda, mas para demonstrar conhecimento e  o compromisso que você terá para solucionar as necessidades da melhor maneira .

Até aqui você deve ter percebido que seu foco deve estar direcionado ao cliente e não no seu produto ou empresa. Portanto, essa é a dica principal para que as ações do telemarketing atinjam seus objetivos com sucesso.

E lembre-se  que vender exige técnica e habilidades  que só podem ser desenvolvidas com a experiência e o conhecimento. Então, coloque a ideia do script em prática  e faça a avaliação de como essa ferramenta pode ajudar a sua equipe de telemarketing a ganhar mais agilidade e assertividade nos processo de venda.

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