O mercado de trabalho se transforma, exige atualização, cresce vertiginosamente com a tecnologia, mas um aspecto parece especialmente diferente quando olhamos os desafios da gestão de pessoas: atrair o interesse genuíno para trabalhar em uma empresa é tarefa de inúmeros líderes e transforma as empresas em marcas.
A exigência é que, cada vez mais, as relações sejam humanizadas para que os talentos floresçam dentro das organizações.
E apesar de cenários de crise e desemprego, o mercado de trabalho também tem lidado com o propósito – aquilo que motiva o trabalho diário e está ligado a uma visão pessoal de desenvolvimento e evolução.
Ou seja, a divisão entre a vida pessoal e a profissional não faz mais tanto sentido nesse cenário, já que a as empresas precisam enxergar colaboradores, funcionários ou trabalhadores sob uma visão integral.
O que faz sentido para a ética e valores da empresa precisa estar alinhado ao que o colaborador também entende como ética e valor para a vida.
Muita coisa se transformou na relação das empresas com as pessoas, mas mesmo com uma visão mais ampla do que é engajamento e comprometimento, os gestores das empresas ainda enfrentam imensos desafios para a atração, retenção e desenvolvimento de talentos.
Invista em motivos
O que motiva as pessoas também é um impulso poderoso para revelar habilidades e competências profissionais.
Entender o que estimula os colaboradores a conquistar seus objetivos é o primeiro passo para construir relações de confiança com seus principais clientes: os internos.
Quanto mais as pessoas se sentem entendidas no ambiente de trabalho, melhor (e por mais tempo) contribuem com o propósito coletivo – da empresa ou do Negócio.
Para atrair as pessoas, as empresas podem adotar medidas simples e pragmáticas. Veja 6 fatores fundamentais:
- o reconhecimento e valorização dos talentos;
- cultivar um ambiente produtivo e estimulante de trabalho;
- ter planos de educação corporativa e continuada;
- criar oportunidades para que os colaboradores possam fazer parte de novos projetos;
- favorecer a troca de experiência entre as pessoas;
- investir na equipe e na promoção da carreira das pessoas, conhecendo-as individualmente (descobrir novos potenciais).
Mantenha-se atualizado, estimule uma gestão humanizada e trate as pessoas com igualdade no ambiente de trabalho.
Os resultados de uma gestão focada nas pessoas (internamente) tendem a ser sólidos, são percebidos externamente, se mantém em longo prazo e criam pontes com as quais as marcas e empresas constroem vínculos com os consumidores.