<span class='p-name'>Não perca a oportunidade de fidelizar seu cliente, invista no pós-venda!</span>
LAKE BUENA VISTA, FL - DECEMBER 06: In this handout photo provided by Disney Parks, English-Irish boy band The Wanted performs "Santa Claus is Coming To Town" while taping the Disney Parks Christmas Day Parade TV special December 6, 2013 at the Magic Kingdom park at Walt Disney World Resort in Lake Buena Vista, Florida. The 30th annual holiday telecast airs December 25 on ABC-TV. The show also will air in Canada on CBC Network, and across the globe on the American Forces Network. (Photo by Mark Ashman/Disney Parks via Getty Images)

Não perca a oportunidade de fidelizar seu cliente, invista no pós-venda!

O pós-venda é um dos processos mais necessários e inteligentes para empresa e vendedores adotarem. Isso porque não é preciso somente vender bem, mas vender sempre e cultivar relações a longo prazo.

O maior defensor da sua marca ou avaliador do seu trabalho é o cliente! Por isso, conseguir manter uma relação de confiança e reciprocidade é essencial para o sucesso dos seus negócios e de sua carreira como vendedor.

Provavelmente você já ouviu dizer que a melhor propaganda é o boca a boca; saiba que continua sendo! Cliente satisfeito significa fidelização. O consumidor fiel não precisa mais ser convencido a comprar, ele já aprovou o produto, o atendimento e a empresa.

A insatisfação, seja no início da venda ou no pós-venda, é capaz de espalhar rapidamente e irá prejudicar sua imagem e comprometer a reputação da empresa. Estudos apontam que um cliente insatisfeito irá compartilhar essa experiência negativa com aproximadamente 11 pessoas.

Por isso: comece já a investir em um pós-venda eficiente se você quer conquistar clientes e se tornar um líder em vendas.

“Se existe um único segredo do sucesso, ele está na capacidade de ver as coisas do ponto de vista de outra pessoa.”

Henry Ford

Preste atenção nessas dicas do Erik Penna sobre como implantar um pós-venda eficiente:  

  • Sistematize e organize o processo de pós-venda.

Para as pequenas ou médias empresas, é necessário construir  uma planilha ou banco de dados para colher informações precisas dos clientes.

Esse banco de dados deve estar em constante atualização. Por essa ferramenta de gestão é possível manter um follow up organizado, ou seja, um retorno mais rápido e preciso.

Já para empresas maiores, que podem investir mais e exigem maior complexidade por atenderem números muito grande de pessoas, existem sistemas de gerenciamento de relações em softwares. Pesquise o mercado e encontre o que melhor o atende.

  • Surpreenda o cliente com ações especiais.

Os clientes fiéis devem receber um tratamento especial. Avisá-lo em ‘primeira mão’ sobre promoções, lançamentos e eventos é uma maneira de estreitar as relações e garantir que ele continue  na sua lista de clientes ativos.

Você pode criar um cartão de fidelidade, que gere vantagens como descontos, por exemplo. É uma ideia fácil de ser implantada e gera bons resultados.

  • Invista em Comunicação.

Investir em canais de comunicação é imprescindível para  manter o cliente em contato constante com seu negócio. A criação de plataformas e espaços próprios de comunicação como sites, blogs ou redes sociais são a melhor maneira de traçar um caminho direto com público. Você precisa estar a um clique desse diálogo.

Tenha um canal de ouvidoria para e-commerce, no caso de empresas maiores; e não deixe de investir no treinamento contínuo dos atendentes e gerentes dessa área.

  • Pratique uma escuta atenta.  

Demonstre interesse para escutar o que o cliente tem para lhe dizer. Esse processo é muito importante durante a venda, mas essencial no pós-venda.

Uma reclamação, seja do produto, seja do atendimento ou prazo de entrega, por exemplo, pode ser a chance de fidelizar o cliente. Ele quer ser entendido e procura por soluções. Ofereça seu tempo e disponibilidade de maneira clara e esteja pronto para solucioná-las: se quer fidelidade, não pense só em vender, mas atender com excelência.

  • Avalie. Monitore. Mensure.

Mantenha uma rotina de avaliação do pós-venda! A análise é fundamental para mensurar o progresso das ações escolhidas para a fidelização, mas também para identificar impasses gerados no processo de venda. Ela também pode alinhar a comunicação interna e avaliar o atendimento pelo ponto vista do comprador, além de mapear o grau de satisfação do cliente.

Como nos lembra Tom Peters, professor e consultor de negócios, autor de diversos livros:

“Custa cinco vezes mais caro conseguir  um novo cliente do que manter um que já se tem”.

Você quer conhecer mais sobre a importância do pós-venda  e os mecanismo para aplicar essa ferramenta tão importante?  Não deixe de ver os vídeos do canal do Erik no youtube, neste link.

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