<span class='p-name'>Motivação: arte para o sucesso profissional</span>
LAKE BUENA VISTA, FL - DECEMBER 06: In this handout photo provided by Disney Parks, English-Irish boy band The Wanted performs "Santa Claus is Coming To Town" while taping the Disney Parks Christmas Day Parade TV special December 6, 2013 at the Magic Kingdom park at Walt Disney World Resort in Lake Buena Vista, Florida. The 30th annual holiday telecast airs December 25 on ABC-TV. The show also will air in Canada on CBC Network, and across the globe on the American Forces Network. (Photo by Mark Ashman/Disney Parks via Getty Images)

Motivação: arte para o sucesso profissional

Mas afinal, por que a motivação vem sendo falada sempre como uma das técnicas mais usadas para aumentar o desempenho  profissional?

Simplesmente porque é pela motivação que podemos ajudar as pessoas a superarem dificuldades e vencerem barreiras, muitas vezes internas.

Porém, a motivação vindo do outro só surtirá  efeito caso o seu propósito também seja o de buscar ânimo, desenvolvimento  e superação!

Entende a diferença?

Então, motive-se!

Não é fácil manter essa atitude  todos os dias, principalmente em um ambiente de trabalho onde somos cobrados por resultados e temos que lidar com adversidades, rotinas, imprevistos, mudanças… Ainda assim, sem estarmos preparados, as chances de desmotivação são muito grandes.

É no trabalho que concentramos boa parte do nosso tempo diário e depositamos nossas expectativas de crescimento e desenvolvimento, não só profissional!

E no mundo corporativo o fator motivação pode ser combustível que determina o desempenho de toda uma equipe. Você pode e deve se responsabilizar por ele. E isso só vai te fazer bem!

É certo que um profissional motivado apresenta maior disposição, vontade e comprometimento, exatamente porque o reconhecimento tende a envolvê-lo com a empresa e seus valores. Isso também ‘contamina’ a equipe, exerce um resultado positivo coletivamente.

Por outro lado: a empresa deve criar um ambiente favorável às práticas motivacionais, de forma que façam parte da rotina e da cultura interna.

Manter todos engajados  e comprometidos é a chave para construir uma equipe de alta performance, que saiba driblar situações de crise com soluções criativas e certeiras, mostrando maior desempenho nos momentos mais favoráveis do mercado (ou não).

Automotivação!

Erik Penna atua há 15 anos como palestrante e, em suas palestras, a importância da motivação e a qualificação são tratadas como ferramentas que podem mudar carreiras, transformar vidas e, pelo desenvolvimento das pessoas, mudar empresas!

Podemos definir automotivação como as atitudes positivas que internalizamos para desenvolver confiança e determinação.

Penna explica sempre a importância desse conceito, que seria o primeiro passo para criar um comportamento mais positivo no dia a dia para atingir um outro patamar na relação com o trabalho. Então, anote as dicas dele para começar uma nova história com você:

  • Paixão e alegria. Esses ingredientes devem estar em todas as suas tarefas.
  • Disciplina. Sistematize rotinas, cumpra horários e prazos, defina planos e ações.
  • Foco e intensidade: você deve saber onde quer chegar e qual será seu próximo passo. Portanto, coloque intensidade neles do começo ao fim e mantenha a chama de um vencedor.
  • Prepare-se: invista em sua carreira e em sua vida pessoal. Mantenha-se atualizado, faça cursos, frequente palestras, amplie seus conhecimentos.
  • Resiliência. Cultive sempre a capacidade de superar problemas e atravessar momentos de crise com firmeza e positividade.

 Empresa X relações humanas

O que torna a empresa um organismo vivo são as pessoas. Gestores, colaboradores, chefias, profissionais de limpeza e organização, administrativo, RH… todos precisam demonstrar qualidade, otimismo e resiliência, cotidianamente.

O cuidado humano com as questões do ambiente corporativo é necessário. E parece que é fácil, mas é preciso pensar nessa estratégia como uma diretriz dos negócios.

É fundamental cuidar das pessoas, entender seus interesses e vislumbrar seus sonhos. Essa atitude influencia diretamente no engajamento e alinhamento com os valores que regem as corporações e os negócios. E isso contribui para que funcionários se tornem mais pró-ativos e satisfeitos em suas funções.

“Sem motivação os dons mais raros permanecem estéreis.”  Lévy-Leboyer

Porque líderes são importantes quando o assunto é motivação?

Líderes vão incentivar, criar, inovar, gerenciar, planejar ações, criar um ambiente receptivo para solucionar conflitos. Por isso, eles exercem a função agregadora, que ‘afina’ os membros da equipe com os objetivos e valores da empresa.

Exercer liderança é antes de tudo  ter a capacidade de empoderar e inspirar profissionais. E inspirar significa despertar a vontade de realizar algo por meio da influência.

A dica mais importante é: o líder é capaz de humanizar as relações, ou seja, tratar pessoas como pessoas, com sentimentos, desejos e frustrações e assim estreitar laços,  aproximar e unir a equipe em prol do que deve ser feito.

9 dicas valiosas para líderes, sobre motivação:

  1. Apresente fatos novos. Compartilhe o que você.
  2. Acompanhe o desenvolvimento da equipe, elogie, faça o reconhecimento do  esforço e ressalte as competências contidas em cada função para ajudar a comprometer as pessoas com resultados melhores.
  3. Demonstre empatia. Quando surge um problema ou dificuldade, o apoio e capacidade de se colocar no lugar do outro é imprescindível para reverter situações não favoráveis.
  4. Proponha metas atingíveis. Nada de metas mirabolantes. Elas podem desmotivar! Para muitos, as metas são o combustível para o bom desempenho, mas se elas estiverem altas demais tornam-se perigosos gatilhos para ansiedade.
  5. Ofereça benefícios. Esta é uma forma de estimular o cumprimento de objetivos ou para incentivar uma melhor performance.
  6. Implante a cultura de boas relações em sua empresa e na abordagem com clientes.
  7. Promova  treinamentos e capacitações continuamente. Isso agrega valor ao desenvolvimento profissional pelo conhecimento.
  8. Seja o seu grande motivador, em primeiro lugar. Faça esse exercício como um ritual em sua vida. Crie um diálogo interno e pratique a automotivação : “Hoje vou conseguir ser melhor do que fui ontem”. “Estou preparado  e acredito na importância do meu trabalho”.
  9. Enfim, celebre! As conquistas são resultados de parcerias  e ideias que deram certo. Então, não deixe isso passar em branco: leve a equipe para jantar, comemore brindando com um champagne ou inove promovendo um momento-surpresa dentro da própria empresa, convidando alguém especial para marcar esse momento, por exemplo.  

Deixe uma resposta

Fechar Menu