<span class='p-name'>Melhore o atendimento com dicas fáceis e impulsione suas vendas</span>

Melhore o atendimento com dicas fáceis e impulsione suas vendas

Um atendimento ruim pode fazer o cliente desistir da compra? 

Sim. Pesquisas mostram que mais de 60% dos clientes afirmam que este fator é mais relevante que o preço na hora de definir uma compra. O cliente precisa confiar e se sentir à vontade,  encorajado e satisfeito, caso contrário, ele se sente inibido e as chances de fechar a venda diminuem.

E se a confiança é o sentimento mais forte que cria o ambiente para uma boa experiência de venda, o vendedor deve avaliar como suas atitudes estão contribuindo para bons resultados. Precisa de ajuda com essa análise? 

Pergunte-se:

  • Como você faz a abordagem ao cliente? 
  • Consegue identificar o perfil do cliente para agir da maneira mais assertiva? 
  • Quais técnicas você aplica durante o processo de venda ?

Muitas vezes, a preocupação em fechar o negócio acaba fazendo com que técnicas simples saiam do ‘script automático’ na hora do relacionamento com o cliente… e pra quem trabalha com vendas, a atenção deve estar no fato de que a capacidade de se reinventar não significa que você não deva ter um ‘roteiro básico’ de como a sua abordagem, persuasão e fechamento acontecem.  

O desafio é que o profissional não está ali apenas para ocupar um cargo de vendedor, ele precisa vender uma ideia, serviço, conceito ou produto em que acredita. E há ferramentas que ajudam a melhorar o desempenho, assim como técnicas que conduzem esse relacionamento inicial para um vínculo de fidelidade para com o vendedor, a marca e o negócio que ele representa naquele momento. 

Veja algumas #DicasDoErikPenna para realizar um atendimento de qualidade:  

  • Lembre-se do tripé básico do atendimento: olho no olho, sorriso no rosto, saudação animada. 
  • Pratique a escutatória: evite o ‘derramamento’ de informações sobre produto ou serviço. Crie espaço para que o cliente questione, fale, pergunte, emita opinião e tire dúvidas… não atropele o processo de pesquisa dele.
  • Utilize a técnica do espelhamento: você sabe como gosta de ser atendido e o que não lhe agrada quando entra em uma loja, não sabe? Use isso para melhorar seu atendimento, entendendo o perfil de quem você está atendendo. 
  • Avalie o atendimento: inclua um canal para avaliar o atendimento. Pode ser rápido, feito no momento final da venda, depois que o cliente já está praticamente encerrando  a compra. Essa ferramenta é muito importante para que você possa reorganizar os processos internamente e um guia para ajustar atitudes. 
  • Seja um líder exemplo: não tem outro caminho. Reúna seu time, avalie o trabalho de todos (incluindo o seu), desde o atendimento até a etapa final do negócio. Incentive a qualificação, mantenha-se atualizado, revisite seus propósitos e os da empresa, forneça ferramentas para que todos tenham a mesma oportunidade de conquistar resultados e sonhos. Seja um norte para seus colaboradores.

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