<span class='p-name'>Construa um time campeão em vendas</span>
LAKE BUENA VISTA, FL - DECEMBER 06: In this handout photo provided by Disney Parks, English-Irish boy band The Wanted performs "Santa Claus is Coming To Town" while taping the Disney Parks Christmas Day Parade TV special December 6, 2013 at the Magic Kingdom park at Walt Disney World Resort in Lake Buena Vista, Florida. The 30th annual holiday telecast airs December 25 on ABC-TV. The show also will air in Canada on CBC Network, and across the globe on the American Forces Network. (Photo by Mark Ashman/Disney Parks via Getty Images)

Construa um time campeão em vendas

Bom seria se todos os vendedores já se apresentassem preparados para logo se adaptarem e venderem seus produtos ou serviços, em um passe de mágica. Mas vamos voltar à realidade: para formar um time de vendas de alta performance, é preciso trilhar caminhos e traçar estratégias que te levem ao patamar da excelência.

E é somente por meio de ações integradas, entre todos os setores de uma empresa, seja ela pequena, média  ou grande, que se forma uma estrutura coesa e produtiva.

Construa seu time!

Um vendedor que chega em uma empresa com competências e habilidades adquiridas em treinamentos e qualificações prévias, certamente irá apresentar condições mais favoráveis para desempenhar sua função.

Mesmo assim, ele precisa de apoio e gerenciamento para se integrar ao novo time de vendas. E cada empresa tem políticas, estratégias específicas, além de uma dinâmicas de vendas e fidelização próprias; diferentes umas das outras.

Para construir uma equipe de ponta, você precisa fazer um mapeamento para identificar quais  habilidades e competências apresentadas correspondem melhor ao perfil do negócio.

É certo que vender exige o chamado feeling, que é sensibilidade, uma percepção aguçada das pessoas, seus comportamentos e que é muito bem-vinda na área de vendas.

É fácil constatar essa característica nos vendedores intuitivos: estes são mais rápidos e efetivos no relacionamento com o cliente.

Ter feeling para vendas não é algo que surge espontaneamente, pois há sempre um embasamento, um conhecimento, um estudo prévio que orienta o vendedor a agir com maior eficiência e acertos.

E há também os que são dotados naturalmente de talentos, mas ainda se sentem tímidos ou sem direcionamento para despontarem e se fazerem reconhecidos pelos seus dons.

Qualquer que seja a situação, um líder, que gerencia uma equipe de vendas é capaz de fazer os ajustes necessários e alinhar o time para se tornar campeão em vendas.

Não tenha dúvidas de que a escolha criteriosa do time é um fator primordial para um desempenho de maior qualidade. Invista o tempo que for necessário, incluindo os treinamentos!

O processo para definir a pessoa que ocupará o cargo passa desde a estruturação do processo seletivo à escolha de uma liderança forte, que gerencie e mantenha motivada a equipe.

Veja:

Um estudo feito em 2012 pelo Sebrae/SP – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, aponta que 68% das vendas são determinadas pela forma como se atende a clientela.

“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”

Philip Kotler

Entenda os três pilares básicos, que toda equipe deve ter como referência para um atendimento de qualidade:

  • Pratique a arte da Escutatória.

Escutar é uma virtude importantíssima. Ela seria o primeiro passo que antecede a venda. A escuta favorece a identificação do perfil do cliente, além de criar uma atmosfera mais confiante nesse primeiro contato.

O vendedor não deve apresentar uma performance eufórica e desligada das exigências do cliente, tão pouco se abster de informações preciosas, que farão toda diferença no atendimento. Ele deve demonstrar disponibilidade para ouvir, transparência na hora de explicar ou tirar dúvidas sobre um produto e gentileza no trato.

O propósito precisa estar sempre claro: cultivar o bom relacionamento com o cliente. Fique certo de que isto pode garantir não só àquela venda, mas vendas futuras ao mesmo cliente a pessoas que ele vier a indicar.

  • Transforme a venda em uma experiência marcante para seu cliente.

Surpreender é conseguir oferecer mais do que se espera. O cliente de hoje não quer apenas comprar, ele quer um tratamento diferenciado e inovador.

Planeje ações que possam despertar sensações de alegria e bem-estar. Confira aqui o texto completo https://www.cursodoerikpenna.com.br/formas-que-a-disney-utiliza-para-engajar-os-colaboradores/ sobre como um atendimento pode se tornar surpreendente e mágico, por meio da implantação de ações inspiradas nos métodos da Disney.

  • Invista no pós-venda para fidelizar clientes.

Fez um excelente atendimento e o cliente saiu satisfeito com a venda?

Sim?

Isso é ótimo, mas a venda não termina aqui.  

Seu cliente tem um mundo de opções entre concorrentes para a próxima venda. Por isso, o pós-venda é uma ação tão importante quanto escutar e atender com qualidade!  

É pelo pós-venda que você poderá manter uma comunicação mais direcionada, criando um relacionamento eficaz e que trará o cliente de volta.

Esse é um trabalho deve ter uma ação continuada e atenta (por parte do vendedor). Um bom trabalho, gera feedbacks mais rápidos e produtivos, já que é o cliente o maior avaliador do seu trabalho.

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