<span class='p-name'>Como lidar com desafios e atingir a superação?</span>

Como lidar com desafios e atingir a superação?

“Quando penso que cheguei ao meu limite, descubro que tenho força para ir além” Ayrton Senna

Esse é o verdadeiro sentido de desafio e superação. Somos desafiados diariamente do ponto de vista pessoal e profissional, mas superar as situações adversas é o que nos faz ter certeza que valeu a pena o esforço e dedicação. A superação é a prova da nossa capacidade de resiliência.

Mas você já deve ter ouvido isso…

Então, como podemos então nos preparar para enfrentar os desafios profissionais?

A coragem precisa estar ao seu lado. Desafios podem ser pensados como uma oportunidade de demonstrar seu trabalho. E podem servir como estimulantes ao te impulsionar a inovação: buscar soluções, mais conhecimento e promover uma estratégia que te leve ao objetivo (de uma maneira que você não tinha enxergado antes).

Repare bem, precisamos cumprir uma série de tarefas que hora ou outra precisa ser readequadas ou modificadas, talvez por ter surgido uma nova exigência. Inovar é mesmo a chave para atingir a superação (em relação a você mesmo ou à meta que a empresa tenha estabelecido).

Os desafios de maior complexidade demandam muitas vezes que você busque aprimoramento e qualificação profissional, mas ninguém faz nada sozinho. Por isso, a superação também é uma aptidão de quem sabe trabalhar em grupo.

Liderar é inspirar as pessoas a atingirem resultados, mostrando um caminho claro pelo exemplo. Essa postura é a mais cobiçada do mercado e, independente do resultado, o mais  importante é ter a certeza íntima de que você está fazendo o seu melhor: por você e pelo time. Isso é vencer etapas e evoluir.

Desafie -se

Este é um exercício  que pode ajudar você a impulsionar sua carreira. Desafiar-se é ampliar sua habilidades e conhecimentos para melhorar sua performance profissional. Essa é uma prática que deve estar ao seu lado, assim como o treinamento constante.

Os principais motivos que levam as pessoas a se desafiarem são:

  • Reconhecimento: Aceitar um desafio é sinal de que seu potencial foi visto e percebido. Esse estímulo aumenta a autoestima e permite que você  reconheça a importância das suas conquistas, assim como ajuda a ter o olhar apurado para reconhecer o outro.
  • Responsabilidade: quando você é convocado para um novo desafio, automaticamente o senso de responsabilidade aumenta e você é convidado a se comprometer com resultados melhores. Não importa se o desafio foi proposto por você ou se veio do ambiente de trabalho, o que conta nesse momento é o quanto você se torna consciente daquilo que se comprometeu a fazer e executa ou acompanha todas as etapas, do início ao fim.  
  • Novas experiências: não dá pra ficar acomodado quando o assunto é desenvolvimento profissional. Abraçar novas oportunidades irá motivá-lo, e esse pode ser o começo de um caminho sólido de desenvolvimento. É a partir de outras experiências (suas ou a de outras pessoas) que novas potencialidades e habilidades podem surgir e talvez um novo direcionamento em sua carreira aconteça. Arrisque-se.

Dicas práticas para encarar superar e encarar os desafios de frente:

Mesmo que esse pareça ser um tema subjetivo, a reinvenção do trabalho faz com que seja necessário refletir e aplicar técnicas que te façam ‘ir além’. Vai enfrentar uma nova rotina ou precisa aprender algo novo?  

  • Informe-se e busque o conhecimento nas pessoas: Encare seu grupo como um celeiro de competências, que podem ser aprimoradas e servir de aprendizado e muito mais conhecimento. Converse, estabeleça relações francas e entenda o grupo de pessoas com quem você trabalha como potencializadores dos seus talentos. Esse pode ser um pilar de sustentação importante para você e a empresa.

  • Mantenha o foco em seus objetivos: Saiba exatamente o que te faz ‘pular da cama’ e enfrentar a rotina. Mantenha esses motivos e propósitos no pensamento. É isso que faz seu objetivo profissional estar claro e te mantém atento ao presente. Use esses estímulo para cumprir seu planejamento diário, mensal, anual, etc.
  • Cuide do seu emocional:  Esse ponto é um ponto crucial, que vem sendo abordado no ambiente corporativo (cada vez mais). Lembre-se de se responsabilizar por ele. O universo particular que você carrega dentro de si merece disciplina e autocuidado, tanto quanto sua lista diária de tarefas e relatórios. Fortaleça suas emoções conhecendo-se cada vez melhor, reconheça estas emoções e entenda como  elas se apresentam diante de cada circunstância. Isso te ajuda a tomar decisões de uma maneira mais tranquila e assertiva.

Deixe uma resposta

Fechar Menu