<span class='p-name'>A versatilidade dos perfis de vendedores</span>
LAKE BUENA VISTA, FL - DECEMBER 06: In this handout photo provided by Disney Parks, English-Irish boy band The Wanted performs "Santa Claus is Coming To Town" while taping the Disney Parks Christmas Day Parade TV special December 6, 2013 at the Magic Kingdom park at Walt Disney World Resort in Lake Buena Vista, Florida. The 30th annual holiday telecast airs December 25 on ABC-TV. The show also will air in Canada on CBC Network, and across the globe on the American Forces Network. (Photo by Mark Ashman/Disney Parks via Getty Images)

A versatilidade dos perfis de vendedores

É muito importante saber, antes de apresentar os perfis de vendedores, que existem características que todo vendedor deve apresentar e que vão dizer mais sobre sua performance do que de seu perfil.

Não há como vender sem ser receptivo e educado, sem ter ética e transparência, paciência e disciplina.  

Com clientes cada vez mais exigentes, o vendedor deve, além de apresentar essas quatro atitudes, ter como características:

  • Flexibilidade em sua postura, ou seja, cada cliente exige um tratamento diferente um do outro e saber identificar o jeito, as preferências e adequar o tratamento é um requisito necessário para um atendimento de qualidade.
  • Não podemos deixar de mencionar o quanto é importante saber sobre o produto que se vende, demonstrar conhecimento faz o cliente aumentar o interesse, e a chances para finalização da venda também crescem. Podemos transformar uma simples curiosidade em um grande desejo de compra .
  • As empresas hoje sabem da importância de se ter uma equipe de vendas preparada e afinada com sua cultura. E na hora de analisar currículo e entrevistar os candidatos, um olhar mais criterioso das experiências e maturidade será necessário para a escolha correta do seu time de vendas.

Geralmente é o líder que desempenha essa função, pois sabe identificar quais características serão relevantes para a formação da sua equipe. Esse processo é cada vez mais exigente, já que lidamos com um mercado altamente competitivo e sujeito às mais diversas necessidades  a fim de atrair seu público.

Como escolher o vendedor ideal?

O ideal é sempre aquele que responde às nossas necessidades. Mas não se deve escolher um vendedor apenas  porque se quer vender.

Se queremos aceitação, reconhecimento e expansão dos negócios, devemos pensar a venda com uma atitude empreendedora e que visa criar relacionamento com a sua marca, empresa ou serviço.

Por isso a importância de uma cultura organizacional bem estruturada e marcante ajuda a definir os perfis que mais se adequam ao negócio.

Isso não quer dizer ter apenas um perfil entre os vendedores , por exemplo, pelo contrário, muitas vezes precisamos de perfis variados para atender a um público de maior diversidade e diferentes exigências.

Então, quando o assunto é contratar vendedores, as dicas são:

  • Sempre saber a necessidade da sua força de vendas atual (preciso de um vendedor que dialogue  com público mais jovem, por exemplo) ou que melhor se encaixem dentro dos planos de ação de vendas (como há informações mais complexas, talvez seja alguém com mais experiência, também como exemplo).
  • Mantenha sempre a dinâmica de entrevistas e análises de currículos alinhada à estratégia, envolvendo, quando necessário, outras lideranças para dialogar sobre essa escolha. É dessa maneira você poderá fazer uma análise mais eficiente e assertiva, além de manter contatos mais atualizados que possam cobrir emergências ou mesmo suprir demandas específicas.  

Perfis de vendedores: em qual deles vc se encaixa?

Os perfis  apontam para os traços que imprimem sua personalidade. E para as vendas, esse mapeamento pode ser o diferencial decisivo na hora da  contratação, mas lembre-se sempre que o ideal é aquele que responde à necessidade do momento!

Hunter: esse tem estilo é marcante! O vendedor Hunter foca em resultados, é ágil em suas ações e mais agressivos nas negociações. O pós-venda não é seu traço mais forte e ele pode ser definido como o caçador.

Farmer: o foco de um farmer está na fidelização e em resultados a médio e longo prazos, por isso ele faz questão de zelar pelos relacionamentos com cautela.

Na hora de identificar esse perfil para a entrevista (ou até pensar nisso ao fazer o seu currículo) é preciso ter autoconfiança. Entenda como o candidato faz seu marketing pessoal, como consegue ressaltar suas habilidades e demonstrar habilidade para responder à diferentes demandas.

Todos os dois perfis apresentam características muito importantes de um vendedor, portanto não há melhor ou pior! Há o que  precisa ser feito, como deve ser feito e quem irá fazer essa atividade com maior ou menor destreza.

 

“Acredite em si mesmo e chegará o dia em que as pessoas não terão outra escolha, a não ser, também acreditar em você.” Cynthia Kersey.

 

Saiba que o cliente hoje prefere ter tranquilidade e liberdade para comprar. Ficar pressionando, ou falando muito, pode fechar uma venda, porém abre-se também a chance de se ter um cliente arrependido por ter agido por impulso ou até insatisfeito por não ter escolhido exatamente o que queria. Esse tipo de agressividade não é bem-vinda.  

Os vendedores que  são mais consultivos e que praticam uma escuta ativa para entender necessidades e propor soluções, são considerados os preferidos entre os consumidores.

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