<span class='p-name'>12 atitudes de um vendedor vencedor</span>

12 atitudes de um vendedor vencedor

“Atitudes valem mais do que mil palavras.” O ditado popular é mesmo uma boa lição para quem quer dar um salto em sua carreira de vendedor e tornar-se um um profissional de alta performance. E você precisa desenvolver a atitude de um vencedor para que esse objetivo seja alcançado.

Vender é uma tarefa de complexidade por exigir que aplique-se técnica ao mesmo tempo que também é a porta para estabelecer uma relação com o cliente.

Os resultados são consequência de um trabalho bem alicerçado, ou seja, com bases consistentes para se ter números e o reconhecimento merecido. E para quem não treina e investe em qualificação, essa tarefa pode ser mais árdua do que enfrentar oscilações e crises econômicas, com impacto inerente no dia a dia.

É a mesma coisa quando um vendedor que possui muito talento, mas não sabe direcioná-lo. Ele pode até alcançar êxitos, fazer boas vendas, mas isso pode não ser suficiente para  ele ser considerado um profissional de alta performance. Promover experiências de venda é o que o mercado exige.

É preciso investir em conhecimento e desenvolver muitas outras habilidades, antes pouco exploradas para a profissão de vendedor. O comportamento, a inteligência emocional, a capacidade de comunicação, gestão do tempo e muitas outras ferramentas de potencialização da capacidade estão à disposição das vendas. E a receita é uma só:

“A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído” – Confúcio.

O Conhecimento influencia nas decisões, atitudes e perspectiva. E como profissional, você deve buscar expandir seu potencial humano. Todo conhecimento conquistado pelo estudo formal ou pela experiência de vida, somente será validado quando colocado em prática e nas relações.

Então, comece a construir a base que irá dar o suporte necessário para se alcançar resultados mais gratificantes em termos pessoais e nas sua vendas, favorecendo o seu crescimento.

Saiba: o fato de você vender muito em uma determinada ocasião não significa que você chegou a arena de vencedores. Mesmo porque, é nos momentos de maior dificuldade que você irá ser testado. E muitas vezes o resultado das vendas são influenciados por fatores que não estão nas mãos do vendedor.

Independentemente da situação, é vencedor aquele que tem atitude e estratégica e espontânea. Você pode estar naturalmente mais preparado para superar adversidades e, na hora da venda, identificar e driblar objeções. Então, não é  sobre somente como chegar ao topo, mas sobre como manter-se sempre motivado e vencer etapas que te levarão a alcançar mais vitórias.

É  também sobre poder perceber sua evolução sua capacidade de se tornar cada vez mais eficiente e desenvolver resiliência, mais uma vez: com técnica e habilidade.

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Dicas práticas?

Investigue sua crença – Desenvolver atitudes mentais positivas ajudam a driblar o que poderia ser motivo de desânimo. Pense no tripé da motivação: sonhar, acreditar e planejar. É simples, pode ser desafiador para alguns perfis, mas é altamente eficaz. Isso solidifica a base da sua nova performance profissional. Creia na sua capacidade de desenvolvimento e gestão pessoal.  

Prepare o terreno  – Você precisa investir tempo e treinamento para munir-se de conhecimento. É assim que você coloca em prática: a partir de um mindset preparado/pronto para ser resiliente. Comprometa-se com a leitura e invista em cursos e palestras, que irão enriquecer não só seu currículo, mas trazer inspiração tática para sua área de atuação.

Motive-se pela alegria e paixão – Esses são ingredientes fundamentais para vencer os dias difíceis. E efetivamente são sensações alimentadas por uma consciência dos motivos pelos quais você luta para bater metas (sonhos) e no quanto vê sentido no que você faz.  O que traz maior satisfação contribui para resultados mais positivos. Esses ingredientes são incentivadores e dão a disposição necessária para sua criatividade, ajudando a encontrar soluções assertivas.

Planejamento – Planeje seu dia, suas metas em pequeno, médio e longo prazo, assim como seu crescimento na profissão e na vida. Quem não sabe onde quer chegar, simplesmente não consegue traçar a melhor rota. Coloque prioridade em pequenas ações, assim como você para as estratégias mais complexas, que exigem investimento, por exemplo. “Quem falha em planejar, planeja falhar”. (Benjamin Franklin)

Persistência – A persistência realiza o impossível, diz um provérbio chinês. Um vendedor vencedor tem a persistência como atitude diária. E quando você perguntar a um vendedor qual atitude ele identifica em um profissional de ponta, ele certamente irá responder que é a persistência, pois ela é a ação que antecede a conquista. Pense nisso.

Foco e intensidade – Um vencedor não deixa a mente se perder. Então mantenha o foco e a disciplina dos atletas. Eles efetivamente são ótimos exemplos para inspirar uma atitude positiva e impulsionadora. Doe-se intensamente para alcançar o objetivo proposto, concentrando nas metas e nos seus propósitos pessoais e profissionais.

Ética e transparência. A ética e a transparência são princípios  morais que determinam a relação de confiança com o cliente, o time, a marca e a empresa para quem se trabalha. Um vendedor vencedor incorpora a credibilidade observando esses princípios (em si e no ambiente profissional). Esse é o instrumento mais poderoso para dar suporte ao sucesso, porque estão incorporadas à postura. Acredite e compartilhe esse preceito no ambiente de vendas: ética e transparência são fatores determinantes para o sucesso.   

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