<span class='p-name'>Pós-venda: a oportunidade de fidelizar o cliente</span>

Pós-venda: a oportunidade de fidelizar o cliente

O pós-venda é muito mais que uma ferramenta do marketing. A gente tem que cuidar dos nossos clientes e estar sempre próximos deles. Entender que o processo de venda só termina quando você sabe as impressões do cliente é vital para realizar um acompanhamento eficaz, que gere resultado. O pós-venda pode ajudar a consolidar uma relação com o cliente.

É como eu digo: no pós-venda, até um problema pode virar fidelização! É o momento em que os grandes negócios desejam ser menores, já que podem atender com ainda mais foco no cliente, e os empresários têm nessa oportunidade uma forma de mostrar ao cliente o cuidado no atendimento, outros serviços, produtos e a ‘cara’ da sua marca.
“Conquistar é fácil, difícil é manter a relação.” (Provérbio Popular)  
Portanto o pós-venda é o momento de consolidar uma relação, mostrar como a empresa/marca resolve de maneira ágil os problemas, traz soluções que atendem necessidades específicas, presta o serviço de uma maneira única (personifica a marca), ou seja, a venda só estará finalizada quando o cliente dá um feedback sobre o quanto está satisfeito.Dá até para traçarmos um paralelo: como nos relacionamentos, a gente nunca deve desprezar quem já conquistou. Se o primeiro contato não o motivar a começar um diálogo, a experiência de compra do seu cliente, seja em produto ou serviço, tem menos chance de motivá-lo a procurar sua marca/empresa novamente.Como em todos os passos do atendimento, no pós-venda é absolutamente importante treinar a ‘escutatória’ e ouvir os feedbacks do cliente. Você apresenta uma nova solução de uma maneira que diálogo vá sendo construído a partir de uma conversa com naturalidade. Minimiza as chances de criar objeção, resistências ou constrangimentos.Outro ponto importante do pós-venda é definir canais para dialogar com o seu cliente, mas tudo deve ser pensado de uma maneira estratégica, avaliando o segmento do negócio e os perfis de seus consumidores.Pode-se pensar, por exemplo, no uso de aplicativos de conversa e o próprio telefone. Para esses casos, é importante pesquisa se já há um espaço maior de interação. Se a relação com seu perfil de cliente for de maior formalidade, o primeiro passo poderá ser um e-mail marketing.Enfim, antes de vender, você precisa atender com excelência.Os líderes devem investir em treinamento para o atendimento e o pós-venda sempre que entenderem que isso vai enriquecer a cultura interna da empresa. Mostrar as melhores práticas é a maneira mais eficaz de manter todos atentos ao processo, do início ao fim. São as pessoas que fazem os processos! Sem custos exorbitantes e com soluções simples, você isso poderá fazer o pós-venda se transformar em um diferencial para alavancar o seu negócio.  

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